Mercattus

Switch to desktop Register Login

Agente Autônomo de Investimento, Analista e Consultor

 

Conheça a Diferença de cada um desses profissionais.
 
O agente autônomo de investimento é a pessoa natural que obtém registro na Comissão de Valores Mobiliários – CVM para exercer, sob a responsabilidade e como preposto de instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários, a atividade de distribuição e mediação de valores mobiliários.
 
Os agentes autônomos de investimento podem constituir pessoa jurídica para o exercício da atividade, desde que autorizada pela CVM e mantenha contrato para distribuição e mediação com instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários.
 
Analista é o profissional que avalia os investimentos nos mercados de capitais, elaborando gráficos, recomendações, relatórios, acompanhamento e estudos sobre valores mobiliários para divulgação ao público.
 
Em seus trabalhos fornece subsídios, elementos de pesquisas e outros para auxiliar aos interessados (público em geral) no processo de tomada de decisão em suas aplicações em valores mobiliários. Para exercer sua profissão, este profissional deve estar credenciado.
 
O Consultor exerce trabalho similar ao do analista.
A diferença entre as atividades do analista e do consultor está no destino do produto do trabalho. Enquanto o consultor presta consultoria individual o analista faz análises para o público.
 
O trabalho do consultor é voltado ao perfil de determinado cliente, recomendando ou não aplicações de curto médio ou longo prazo, dizendo quais são os riscos, tipos de aplicações etc.
 
Portanto, ambos realizam estudos, análises, projeções etc., mas a divulgação ao público só pode ser feita pelos analistas de valores mobiliários. O consultor atende ao cliente personalizadamente.
 
O consultor deve possuir conhecimentos técnicos e práticos para poder assessorar seus clientes na busca de produtos que irão melhor atender a seus objetivos e necessidades pessoais.
O desempenho da atividade de consultor também requer registro junto à CVM

Desenvolvido por In2 Web

Top Desktop version